Nossa História



 

Conforme consta nos registros históricos do município, Palestina foi fundada pelo espanhol Valentim Álvares, em 1º de abril de 1922, quando na casa de Egídio Zácaro, na fazenda Piau, ficou resolvido a constituição de um patrimônio sob a denominação de “São João da Palestina”. Valentim Álvares doou parte de sua propriedade para o patrimônio, reservando um quarteirão para que construísse nele a igreja em louvor à São João Batista.

Algum tempo depois o nome São João da Palestina foi mudado para Nova Palestina e, em seguida para Palestina.

Segundo a tradição local, o nome Palestina foi uma homenagem às famílias sírio- libanesas que para cá vieram atuando ativamente no comércio do povoado.

Palestina tornou-se distrito de Paz pela Lei 2.236, de 22 de dezembro de 1927, no município de Nova Granada, e elevada a Município na Comarca de São José do Rio Preto, pela Lei 2.782, de 23 de dezembro de 1936.

O município de Palestina instalado no dia 03 de maio de 1937, constitui-se pelo decreto nº 10.001, de 24 de fevereiro de 1939, com Distrito de Paz de mesmo nome, que ficou dividido em 03 zonas, sendo a primeira, Palestina, a segunda, Santa Filomena e a terceira, Guarda-Mor.

O decreto Lei nº 14.334, de 30 de novembro de 1944, transformou as zonas em Distritos e mudou-lhes os nomes, Santa Filomena, passou a denominar-se Boturuna e Guarda-Mor, Jurupeba.

Pela Lei nº 232, de 24 de dezembro de 1948, foi incorporado o Distrito de Paz de Duplo-Céu.

Finalmente, em 19 de janeiro de 1969, pela Lei nº 8092, foi criada a comarca de Palestina, ganhando foro de cidade. 

O município de Palestina está localizado na região noroeste do Estado de São Paulo e pertence a micro região de São José do Rio Preto.

Está situada à 500 km da capital.

Limita-se ao Sul dos municípios de Nova Granada e Mirassolândia, ao Norte com Pontes Gestal, Paulo de Faria e Riolândia, a Oeste com Américo de Campos, Tanabi e Cosmorama, e a Leste com Orindiúva.

Palestina possui uma área de 696,5 km², sendo um dos maiores municípios em área territorial da região, cercado por rodovias de fácil escoamento de produção.

Possui, atualmente, os distritos de Jurupeba, a 15 km da sede, Duplo-Céu, a 25 km da sede e o Bairro Rural de Boturuna, a 15 km.

 

Aspectos Sócio-Econômicos

A economia do município é regida principalmente pelo setor de serviços, seguido da indústria e da pecuária e agricultura tendo como principal cultivo a cana de açúcar.

Tem aproximadamente 635 estabelecimentos comerciais, entre eles, 05 postos de combustíveis, 03 agências bancárias: Banco do Brasil, Banco Bradesco e Banco Santander, além de 01 Unidade Lotérica, correspondente da Caixa Econômica Federal.

Entre as principais empresas, citamos como referência a COOB, a Usina Colombo e Calçados Primavera. Tem também uma Agência dos Correios na sede e uma unidade de atendimento no Distrito de Duplo Céu, criada pela administração 2013/2016 em parceria com os Correios.

A cidade tem três clubes particulares, o Harmonia, Palestina Futebol Clube e o Clube amigos do Peão, todos com sede própria. O município tem ainda dois veículos de comunicação de grande importância, o Jornal A Imprensa, um dos meios de informação mais antigos da região, fundado em 15 de agosto de 1956, pelo Jornalista Francisco de Sousa, e a Rádio Poléia FM – 87,9.

O município também é Sede de Comarca, e tem um Fórum instalado para atender a demanda do Poder Judiciário.

A cidade está localizada próxima há grandes centros de referência econômica, de saúde e educação, distante aproximadamente 40 km de Tanabi, 60 km de São José do Rio Preto, e 80 km de Votuporanga, o que possibilita a sua população a estar em contato permanente com essas cidades.

 

Dados Físicos e Ambientais

Hidrografia

O Município de Palestina localiza-se em bacia hidrográfica de 15.925 km² de extensão territorial (Turvo/Grande). Seus principais corpos d’água localizados no município são o Rio Turvo, Rio Preto, Córrego do Piau, Córrego Canoas, Córrego Santa Cruz, Córrego do Jardim, Córrego da Formiga, entre outros.

Localização da UGRHI 15/Turvo Grande, onde se situa o Município de Palestina/Fonte: DAEE

Topografia

O relevo de Palestina é de planalto, levemente ondulado, com altitude variando entre 450 e 550 metros.

Clima

Predomina-se no município de Palestina, o Clima Tropical, com duas estações bem distintas, sendo o verão quente e chuvoso e o inverno seco com temperaturas menores.

 

Este clima caracteriza-se por apresentar duas estações bem definidas, uma seca e outra chuvosa. No período de novembro a abril ocorrem as maiores temperaturas e o maior índice de precipitação. Já na estação seca, que ocorre entre os meses de maio a outubro, predominam-se as temperaturas baixas. A região de estudo possui a característica de ocorrências de chuvas no final da tarde e no princípio da noite.

Clima na região de Palestina - SP/Fonte: INMET

Bioma

O Município de Palestina - SP, localiza-se no domínio da Mata Atlântica com áreas de Cerrado. Nesta região, a Mata Atlântica teve sua cobertura vegetal bastante devastada por atividades como exploração de madeira e lenha, criação de gado, agricultura, silvicultura, desenvolvimento dos núcleos urbanos. Como consequência verificou-se a fragmentação da vegetação florestal nativa que cobria originalmente a região, que se resumem a fragmentos remanescentes.

Distribuição dos Biomas/Fonte: Ministério do Meio Ambiente