Prefeitura de Palestina oferece tratamento de equoterapia para crianças com deficiência


Visualize fotos

A equoterapia é uma abordagem terapêutica que utiliza cavalos como parte do tratamento. Ela é especialmente eficaz para pessoas com deficiências físicas, cognitivas ou emocionais.

Os movimentos rítmicos do cavalo também podem melhorar o equilíbrio, a postura e a coordenação dos praticantes. Com o acompanhamento de profissionais qualificados, a equoterapia oferece uma experiência enriquecedora que pode contribuir para o progresso e o bem-estar dos indivíduos atendidos.

Montado no cavalo, o praticante da atividade começa a sofrer em seus músculos os mesmos estímulos que usaria para andar. Isso acontece porque, quando o animal realiza movimentos, esses são transmitidos para a pessoa montada, gerando um mecanismo de resposta. E, apesar de serem feitos rapidamente, o cérebro humano ainda consegue captá-los e processá-los.

O Centro de Equoterapia atua há 9 anos no município de Palestina e conta, atualmente, com sete pacientes, tanto crianças quanto adultos. As sessões duram aproximadamente 30 minutos, sendo normalmente iniciadas com baixos níveis de interação com o cavalo, como fazer carinho ou alimentá-lo. Vale lembrar que este trabalho exige a necessidade do acompanhamento por meio de um registro periódico, sistemático e individualizado.



  • Visualize fotos
  • Visualize fotos
  • Visualize fotos